quinta-feira, 6 de maio de 2010

OBRIGADO POR FUMAR




Comentário sobre o filme:

''Obrigado por fumar''


Atentamente notamos a força persuasiva do protagonista do filme.
É sem dúvidas a exposição de um dom em exercício!

A facilidade que ele tem de desenvolver argumentos espontaneamente, como que num passe de mágica.
A questão de vestir a camisa de sua empresa ''a qualquer custo'', é a caracteristica profissional mais crítica em questão, afinal, o seu produto mata milhões de pessoas por ano! Por outro lado é o que o nosso personagem sabe fazer de melhor, além de ser o seu ''ganha pão''.

Citemos como exemplo , um advogado criminalista nos dias de hoje, onde o seu trabalho é defender um politico corrupto, um assassino, um estuprador ou qualquer infrator que seja, mesmo quando o justo seria este infrator pagar pelo erro que cometeu.

Ou quem sabe um policial que se necessário, atira para matar por este ser o seu trabalho!
Não podemos deixar de considerar este ponto, por que se o personagem esta errado por possivelmente contribuir para a morte de milhões de pessoas, éticamente o advogado também, o policial, e mais uma serie de profissionais que poderiamos enumerar!
No filme ele era de fato odiado por muitos, e até sofreu ataques violentos na tentativa de mata-lo com o seu proprio produto!


Todavia , ao se recuperar antes mesmo de sair do hospital voltou a atividade no ato! Seria justo fazer com que uma pessoa na vida real, que tenha um talento absurdamente brilhante como este, abandone seu cargo, ou subistitua por algo que não vai fazer dele uma pessoa bem sucedida? E os seus filhos? Sua casa?
A lição do filme para nós foi essa, passar a ponderar melhor as situações de mercado e nossas qualificações pessoais.


Arthur Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário