sexta-feira, 19 de junho de 2009

ARTE E SOLIDÃO




Uma das vezes em que ''vestibulazamos'' em nossas mesas de boteco, eu comentava e murmurava ao professor acerca de minha própria ocupação na terra! Lhe enchendo de perguntas do tipo, por que eu penso isso? por que eu penso aquilo? Logo eu, tenho que me preocupar com os mistérios do mundo? Porque quero saber quem eu sou e de onde vim? Devo pensar para onde vou?
A resposta do professor não foi nada objetiva, mais isso era normal entre nós, ele sempre me deixava as pistas e nunca o tesouro de mão beijada para que pudesse estimular ainda mais a minha vontade de pensar!
Ele disse apenas isso: "Todo artista é agoniado, se não for agoniado não é artista." Confesso que no momento essa resposta só fez com que minhas ''lombrigas imaginárias'' se revoltassem de fome em meu cérebro ao invés de resolver o meu problema!
A única coisa que me confortava era que de fato o professor tinha a plena certeza de que existia um artista em mim.
Passei a ter um novo conceito de artista desde então, observava os artistas à minha volta, e o primeiro critério a ser levado em consideração, era se eles eram ou não agoniados, afim de desmascarar mesmo que pra mim, os falsos artistas.
Isso também me fêz pensar em ''Wilie'' e seu menino criador! De fato ''Wilie'' nascera fruto de uma certa agonia do menino, numa aula de matemática é que o menino sentiu o desconforto e a necessidade de criá-lo.
Mais uma coisa a mais que observo, é que o menino em sua fase de criação, se encontrava totalmente sozinho, solitário, apertado por todos os lados, penso que Wilie tenha sido para o menino, uma fuga naquele momento. Ali naquela sala de aula o menino não poderia contar com mais ninguém, a não ser com sua própria imaginação. Proibido de conversar ou se expressar, o menino vomita a própria criação, afim de escapar de todo aquele ''sistema'' ao seu redor, e consegue ! De fato ele era um artista ! Agoniado ! E somente na solidão ele é capaz de transportar algo que existe apenas em sua mente para o mundo real.
A inspiração que teve, nesse caso, foi de certa forma
forçada, o mundo força a inspiração nos artistas, a inspiração é aguçada pela doce solidão, pela necessidade de dizer um algo mais, e não se conformar com a vida como se vê . O artista sente a necessidade de se expressar,provocada ou não pelo meio em que vive, e busca a solidão para iniciar a sua idéia de criação, um momento em que ele fique em paz com sua própria máquina de pensamentos, ou sua máquina de arte.
E o mundo? O mundo é uma simples canção de interpretações livres ! Uma canção onde cada um faz a sua leitura, e a sua resenha.

Esse fragmento é parte da obra : Wilie: Contato com a imaginação. De: Arthur Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário